Avistamento de baleias está crescendo

Em meio à temporada de avistamento de baleias jubarte no litoral da Bahia, observadores a bordo da embarcação que faz o trajeto entre a Bahia e o Espírito Santo têm registrado os animais na rota que passa por Abrolhos, berço reprodutivo da espécie. Somente em junho foram registradas 194 baleias no trecho.

Os biólogos do Instituto Baleia Jubarte (IBJ), que viajam nas barcaças da Norsul, fazem registros dos mamíferos marinhos no percurso da embarcação, que transporta a celulose produzida pela Veracel, no Sul da Bahia. Até o momento, foram mais de 166 horas de observação.

O Instituto e as duas empresas participam do Grupo Trabalho Jubarte, criado para estudar e colocar em prática medidas preventivas adicionais que diminuam o risco de choque entre embarcações e as baleias. Elas ficam de junho a novembro no Banco dos Abrolhos. Neste período elas acasalam, dão à luz e amamentam seus filhotes.

Para a temporada deste ano, o IBJ está otimista com a quantidade de animais e registros. Em 2022, através de um monitoramento aéreo em um raio de 6.200 Km, foi possível estimar uma população de 25 mil baleias, um crescimento histórico próximo do de 200 anos atrás, quando havia 27 mil em águas brasileiras.

O IBJ não explicou como esses números foram registrados há 200 anos, no início do século 19. Mas comemora. “Depois de décadas de atuação na proteção das baleias, ver essa população quase totalmente recuperada dá uma sensação de dever quase cumprido", diz Milton Marcondes, veterinário e coordenador de pesquisa do IBJ.

15:40  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro