Bahia é vexame nacional em ranking

A Bahia passou vexame de novo. Governada pelo PT há 17 anos, ela caiu de novo no ranking de competitividade elaborado pelo CLP (Centro de Liderança Pública) em 2023. Passou de 17º para 24º estado, ficando à frente apenas de Roraima, Amapá e Acre. Já Minas foi da 8ª para a 6ª posição e Goiás da 9ª para a 7ª.

A melhora de Minas e Goiás foi influenciada pelas reformas que os atuais governadores, ambos de direita, estão conduzindo. O fundo da lista está recheado de estados que são redutos da esquerda. Além da Bahia, estão logo acima dela o Rio Grande do Norte, Piaui, Maranhão e Pará. Já no topo estão São Paulo, Santa Catarina e Paraná.

O ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil) criticou a queda de sete posições da Bahia no ranking de competitividade e cobrou do governador Jerônimo Rodrigues (PT) uma resposta sobre o tema. “Nós caímos sete posições e fomos parar no 24º lugar. O que era ruim ficou péssimo".

"A Bahia só está à frente dos estados do Acre, de Roraima e do Amapá. É isso mesmo. Somos o último estado do Nordeste brasileiro. Tudo isso resultado dos 17 anos de governos do PT. Quando a gente olha o estudo, está lá apontado: a Bahia tem problemas na área de sustentabilidade, de inovação, da gestão da máquina pública”.

“Quando a gente vai para a realidade, sabemos que também a eles se somam os da falta de segurança, dos investimentos baixos em infraestrutura, da falta de competitividade logística. A queda foi tão grande, tão absurda, que chamou atenção dos pesquisadores que pararam e refizeram o estudo para ver se realmente estava certo".

“Eu quero ver se agora o governador Jerônimo Rodrigues, em relação a esses dados de competitividade, vai fazer a mesma coisa que faz com os dados da violência e da segurança pública, que é fechar os olhos, negar e tentar fingir que não é com ele ou que não é na Bahia. Com a palavra o governador Jerônimo Rodrigues”, frisou.

Criado há 12 anos, o Ranking de Competitividade dos Estados é utilizado por empresas nacionais e internacionais na hora de definir locais de investimentos no Brasil. Os resultados são definidos pela avaliação de 99 indicadores relacionados a dez pilares. "É um espelho das condições que o estado oferece para negócios", conclui Neto.

10:21  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro