Depois de 8 anos, CCAf vai reabrir

O governador Jerônimo Rodrigues e o secretário de Cultura da Bahia entregam, neste sábado, às 18h30, a reforma do Centro de Cultura Adonias Filho, em Itabuna. Ele ficou 8 anos fechado por descaso das duas gestões do ex-governador Rui Costa. Só no ano passado a obra voltou a andar.

O CCAF ficou abandonado de 2014 até 2017 quando, por pressão da imprensa local, foi aberta uma licitação. Mas a obra foi feita a passos de tartaruga. Costa prometeu entregar o CCAF no aniversário da cidade de 2018, depois de 2019, 2020, 2021, 2022. A reforma foi retomada pelo atual governador, Jerônimo.

A recuperação do espaço cultural foi orçada em R$ 1,6 milhão, depois foi feito um novo contrato e, no final, o custo foi muito maior, de R$ 5,7 milhões. O CCAF ganhou poltronas acolchoadas, iluminação cênica e ar condicionado central. Porém o número de lugares foi reduzido para apenas 350.

As instalações elétricas e hidráulicas foram substituídas, o prédio pintado e o telhado substituído. Uma obra que deveria levar seis meses durou nada menos que 6 anos, além dos dois com o espaço fechado. Fundado em 1986, ele é essencial para artistas e produtores por sua posição central e acessível.

No sábado, a programação começa às 17h com uma feira de artesanato e produtos da agricultura familiar na área externa. Um cortejo artístico sairá do Jardim do Ò para o CCAF às 18h30, com Guilda Cacilda, Grupo de Palhaçaria, Charanga da Alegria e fanfarra escolar, com samba de roda, maculelê e o grupo de Capoeira Raça.

Em seguida, o público poderá conhecer o espaço e as exposições no foyer e salas multiuso. Na Sala Zélia Lessa acontecerá uma exposição sobre a vida e obra de Adonias Filho, escritor, jornalista e crítico nascido em Ilhéus que dá nome ao espaço e foi eleito para a cadeira nº 21 da Academia Brasileira de Letras.

Já na sala multiuso 2, acontece uma exposição de fotografias de Sebastião Salgado, e no foyer, será aberta a exposição “Bicentenário da Independência da Bahia no Brasil” ao som de Jan Costa. Na sala de espetáculos haverá “Samba de Gafieira”, do grupo Cia de Dança Alessandro Garcia.

Mais apresentação teatral com Guilda Cacilda e Hanns Müller, Orquestra de Câmara Opôs com o maestro Pablo Shaul e Davidson Viana, grupo Afro Dilazenze, e a performance “Gueto”, dos estudantes do curso de teatro do CEEP Nelson Schaun, além de shows de Cijay e da cantora Alinne Rosa, no anfiteatro.

17:28  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro