Deputados discutem o novo aeroporto

A comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou audiência pública para discutir as deficiências do Aeroporto de Ilhéus, denunciadas há anos pela rádio Morena FM 98 e pelo jornal A Região. O pedido foi do deputado federal Neto Carletto (PP-BA).

Ele também acompanha as discussões pela construção de um aeroporto internacional às margens da BA-001, no trecho Ilhéus-Itacaré. A necessidade do equipamento é tema do noticiário dos dois veículos de Itabuna há pelo menos 20 anos, tanto para o turismo como para a atração de indústrias e a exportação do Polo de Eletrônicos.

"O tema foi constante nas minhas conversas, por exemplo, com Martial Câmara, da Bitway, que apontava a necessidade de um aeroporto alfandegado para garantir a expansão do Polo de Eletrônicos de Ilhéus. Além disso, ele é essencial para trabalhar o turismo internacional no sul da Bahia", explica Marcel Leal, CEO dos dois veículos.

Segundo Neto Carletto, a audiência vai buscar soluções para a infraestrutura do aeroporto atual, porta de entrada para Ilhéus, Itabuna, Itacaré e outras cidades da região. O aeroporto Jorge Amado enfrenta uma reforma, tocada pela concessiionária Socicam, que se arrasta há dois anos e que deveria ter terminado em seis meses.

No ano passado, passaram pelo aeroporto ilheense mais de 633 mil passageiros, o terceiro mais movimentado do Estado. A luta pelo novo aeroporto foi reiniciada pelos prefeitos de Itacaré, Tonho de Anízio, e de Uruçuca, Moacyr Leite Jr, já que os de Itabuna e Ilhéus, Augusto Castro e Mário Alexandre Souza, não se mexeram.

Carletto afirma que a discussão é estratégica e deve incluir outros problemas enfrentados pelos passageiros do sul da Bahia, como o alto preço das passagens aéreas em Ilhéus, cerca de R$ 1 mil mais caras que a de outros aeroportos, como o de Porto Seguro, como mostrou A Região em uma matéria recente.

Segundo o deputado, “para debater sobre os assuntos apontados, estamos propondo a realização dessa audiência pública, com a participação de convidados dos governos federal, estadual e municipais, organizações sociais e empresas aéreas”.

17:28  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro