DPB faz testes de DNA de paternidade

Agosto pode ser o mês dos pais mas, para muitas famílias, a paternidade não é uma experiência vivenciada dentro de casa – nem fora. Para mudar essa realidade, a Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA) coordena mais uma edição da Ação Cidadã Sou Pai Responsável, sob o lema ‘Registre, cuide e ame’.

Lançada na semana passada, a campanha inclui oferta gratuita de testes de DNA, além da possibilidade de alteração registral e demais encaminhamentos extrajudiciais. Agosto também é o mês em que as Defensorias de todo o país estão articuladas em torno do tema com a campanha Meu Pai Tem Nome, apoiada pela DPB.

A ação vai percorrer o interior baiano oferecendo exames de DNA gratuitos e, em algumas cidades, atendimento relativo a ações de divórcio, alimentos, guarda, reconhecimento e dissolução de união estável, com o fornecimento de orientações jurídicas. Para ter o DNA é preciso ser pessoa de baixa renda.

O interessado deve levar RG, CPF, comprovante de residência da mãe e do suposto pai, além da certidão de nascimento da criança. "É importante que o campo onde teria o nome do pai na certidão de nascimento esteja em branco", afirma o setor de comunicação do DPB.

Desde a criação da campanha Sou Pai Responsável, em 2007, mais de 25 mil testes de paternidade foram realizados. Até julho deste ano, a Defensoria já realizou 1.157 exames, em todo estado. A ação estará em Itabuna no dia 19, atendendo das 8h às 12h na sede da Defensoria, na rua Nações Unidas, 732, Centro.

Depois ela vai para Buerarema, onde o atendimento será feito no dia 26 de agosto, também das 8h às 12h, na Escola Integral Luiz Viana Filho, que fica na Rua Antônio Batista, 43, Centro.

17:21  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro