DPB faz testes de DNA de paternidade
Agosto pode ser o mês dos pais mas, para muitas famílias, a paternidade não é uma experiência vivenciada dentro de casa – nem fora. Para mudar essa realidade, a Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA) coordena mais uma edição da Ação Cidadã Sou Pai Responsável, sob o lema ‘Registre, cuide e ame’.
Lançada na semana passada, a campanha inclui oferta gratuita de testes de DNA, além da possibilidade de alteração registral e demais encaminhamentos extrajudiciais. Agosto também é o mês em que as Defensorias de todo o país estão articuladas em torno do tema com a campanha Meu Pai Tem Nome, apoiada pela DPB.
A ação vai percorrer o interior baiano oferecendo exames de DNA gratuitos e, em algumas cidades, atendimento relativo a ações de divórcio, alimentos, guarda, reconhecimento e dissolução de união estável, com o fornecimento de orientações jurídicas. Para ter o DNA é preciso ser pessoa de baixa renda.
O interessado deve levar RG, CPF, comprovante de residência da mãe e do suposto pai, além da certidão de nascimento da criança. "É importante que o campo onde teria o nome do pai na certidão de nascimento esteja em branco", afirma o setor de comunicação do DPB.
Desde a criação da campanha Sou Pai Responsável, em 2007, mais de 25 mil testes de paternidade foram realizados. Até julho deste ano, a Defensoria já realizou 1.157 exames, em todo estado. A ação estará em Itabuna no dia 19, atendendo das 8h às 12h na sede da Defensoria, na rua Nações Unidas, 732, Centro.
Depois ela vai para Buerarema, onde o atendimento será feito no dia 26 de agosto, também das 8h às 12h, na Escola Integral Luiz Viana Filho, que fica na Rua Antônio Batista, 43, Centro.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
