Governo ocultou as causas do apagão

O ex-diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luiz Eduardo Barata (foto), demonstrou surpresa e incredulidade, diante da falta de divulgação sobre a origem do apagão que atingiu o Brasil na terça. Em entrevista à Folha de S. Paulo, afirmou que “nunca ficamos tanto tempo sem saber a origem de um apagão”.

Isso, destacou, mesmo com ferramentas tecnológicas tão avançadas. Além disso e da falta de transparência, Barata criticou o fato de o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, ter afirmado que a privatização da Eletrobras “fez muito mal” ao sistema elétrico, na entrevista coletiva, ao invés de contar a origem da falha.

“Em todos os grandes distúrbios, imediatamente após o evento, a gente sabe onde começou e o que aconteceu. Depois, óbvio, você vai ver o que aconteceu a mais, mas a causa você sabe imediatamente. Digo isso sem medo de errar. Mas a preocupação do ministro foi falar da privatização da Eletrobras".

O engenheiro lembrou que era responsável pela operação no ONS no apagão de 2009. “Levamos mais de dez horas para recompor o sistema. Passei a madrugada acordado. Mas na mesma hora que aconteceu, a gente sabia que o problema era em três linhas de Itaipu. Não consigo explicar o que estamos vendo hoje".

20:27  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro