Itabuna anuncia fornecedores da merenda

A Associação União para a Agricultura Familiar e Economia Solidária do Litoral Sul da Bahia (AUNAFES), a Associação dos Agricultores e Produtores da Agricultura Familiar da Bahia (ASSGRIBAHIA) e um produtor rural vão fornecer alimentos para as escolas municipais de Itabuna. Eles venceram a Chamada Pública nº 003/2023.

A homologação dos grupos licitantes aconteceu nesta sexta-feira, dia 25, com a publicação do termo na edição eletrônica do Diário Oficial do Município. O fornecimento dos gêneros hortigranjeiros segue até o final do semestre e atende à Resolução nº 06, de 8 de maio de 2020 do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Ele determina a obrigatoriedade de oferta de frutas in natura duas vezes na semana e o consumo de verduras e hortaliças três vezes na semana para os alunos da rede pública. “A legislação exige que pelo menos 30% dos alimentos do PNAE sejam provenientes da agricultura familiar”, disse Débora Silva, nutricionista do programa.

A seleção dos fornecedores é feita através da análise dos produtos, que precisam estar de acordo com os critérios nutricionais, sensoriais e de segurança alimentar. O cardápio tem outras especificações, entre elas a retirada de alimentos com alto teor de açúcar e adição de mais vegetais.

A nutricionista reforça que a Resolução nº 06/2020, do PNAE, também proíbe a oferta de alimentos embutidos para alunos das creches. “A alimentação tem um papel fundamental no desenvolvimento cognitivo da criança na concentração e no aprendizado”, afirmou Débora.

21:56  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro