Itabuna ignora um grave problema animal

Apesar do sucesso da vacinação antirrábica, Itabuna está longe de resolver os problemas da área. O maior deles é a proliferação sem controle de cães e gatos de rua, que não são vacinados nem castrados. Eles invadem as casas e podem levar doenças, inclusive a raiva, para os animais domésticos. O assunto estará no Jornal das Sete, (seg a sex 18h40), da rádio Morena FM, desta terça.

Moradores se penalizam e alimentam os bichos, fazendo com que continuem na área, mas não conseguem pegar nenhum deles para vacinar ou castrar. As gatas parem constantemente, aumentando o número de animais de rua e a ameaça de uma epidemia de doenças levadas para os bichos que vivem nas casas.

Iniciativas como vacinar contra a raiva e fazer castração gratuita só funcionam para os animais domésticos, que continuam ameaçados pelos de rua. "A Divisão de Controle de Zoonozes de Itabuna não tem nenhum plano para retirar e castrar os animais de rua, sequer pensa no assunto", afirma um morador do Goes Calmon.

"Nossa rua tem mais de 40 gatos e continua nascendo mais. Por pena, alimentamos eles na rua, mas invadem as casas, brigam com nossos pets, trazem carrapatos e doenças, defecam em quintais e áreas externas. É preciso que a Prefeitura de Itabuna pense numa solução humanizada, como castração e recolhimento", completa.

A Campanha de Vacinação Antirrábica, que só atinge os animais caseiros, já imunizou 6.561 cães e gatos, dentro da meta de 30 mil animais. Segundo a diretora da Vigilância em Saúde, Maristella Antunes, equipes estão distribuídas em vários bairros, atendendo das 8h30 às 16h, tanto nos bairros como na sede do CCZ na antiga base do SAMU.

“É preciso que a população leve seus animais para serem vacinados. E, caso tenham perdido a data da visita da nossa equipe no seu bairro, é importante lembrar que continuamos com ponto fixo de vacinação no Centro de Zoonoses”, informa Maristella Antunes. Nesta quarta, a ação vai aos bairros Odilon e Santa Catarina.

O atendimento será nas praças desses bairros, enquanto no Jardim Grapiúna será na administração do Centro Comercial e no bairro Nossa Senhora das Graças, no campo. Na quinta é a vez do Santo Antônio, São Lourenço, São Roque e Novo Horizonte. Na sexta, Mangabinha, Banco Raso e Bananeira. (Foto do Metropoles)

14:09  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro