Professores entram em greve na Bahia

Professores das escolas estaduais da Bahia decidiram, nesta quarta-feira, paralisar suas atividades até a votação do PL dos Precatórios do Fundef. A matéria deve ser votada na próxima terça-feira, pela Assembleia Legislativa. A categoria reivindica que a segunda parcela dos precatórios seja paga com juros.

O Governo da Bahia enviou o PL à Alba nesta semana, sem previsão de pagamento de juros. Para sensibilizar os deputados, os professores vão fazer uma blitz no Legislativo, nesta quinta, às 10h. Eles também marcaram uma caminhada para sexta-feira, quando sairão da Praça Irmã Dulce até a Igreja do Bonfim, em Salvador.

Os trabalhadores aprovaram a agenda de manifestações em assembleias na capital baiana e no interior. Após os atos desta semana, a mobilização será retomada na segunda-feira, às 9h, com uma passeata no Campo Grande. Por outro lado, o Governo da Bahia divulgou nota sobre o novo PL dos Precatórios.

Segundo o Estado, a parcela de R$ 1,3 bilhão será distribuída para mais de 87 mil pessoas. Além dos professores em atividade, a lista inclui profissionais que já se desligaram da rede estadual e herdeiros de servidores falecidos. O texto não menciona o pagamento de juros.

A parcela de R$ 1,36 bilhão é referente aos precatórios pagos ao Estado pela União, como forma de complemento às verbas do Fundef não repassadas ao longo de 18 anos, de 1998 a 2006. “Os mais de 51 mil servidores que estavam em exercício na época dos repasses incompletos deverão receber”, diz nota oficial.

20:32  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro