Sesab alerta para surto de catapora

A Secretaria de Saúde da Bahia emitiu um alerta epidemiológico, depois da ocorrência de surtos de catapora em escolas. O documento recomenda medidas de prevenção e controle da doença, que está em seu período de sazonalidade. A rede de saúde deve fazer notificação imediata de casos suspeitos.

Entre as medidas sugeridas estão a permanência em casa até que as lesões evoluam para crosta; vacinação seletiva de pessoas sem histórico da vacina anterior, abrangendo os contatos de casos suspeitos ou confirmados em creches, escolas, ambientes hospitalares e comunidades indígenas.

A Sessab ainda pede a intensificação da vacinação de rotina, com busca ativa de crianças não vacinadas; e monitoramento de casos novos. No município de Fátima, no norte da Bahia, as aulas foram suspensas após um surto de catapora e 18 casos. Há relatos de pessoas contaminadas que não foram ao médico.

Segundo a Sesab, as atividades escolares não precisam ser interrompidas, mas medidas específicas devem ser adotadas para as crianças que tenham tido contato com casos suspeitos e confirmados. A pasta destaca que a baixa cobertura vacinal representam risco iminente de surtos.

“Este cenário justifica a necessidade de intensificação das ações de assistência e vigilância em saúde, para prevenção de casos graves e óbitos, sendo recomendada aos municípios a notificação de casos e surtos, bem como a avaliação da cobertura vacinal de rotina para busca ativa de susceptíveis”, diz nota oficial.

Neste ano, até a Semana Epidemiológica 32 (12/8), foram notificados 443 casos de varicela, com incidência de 3 casos/100.000 habitantes na Bahia. O maior coeficiente foi entre crianças menores de 1 ano (16,19), seguido da faixa de 1 a 4 anos (8,69). Até maio, só 49,88% do público-alvo estava vacinado.

20:32  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro