Uesc inicia residência em tecnologia

A Uesc e o centro de pesquisa tecnológico de Ilhéus, o Cepedi, fizeram, nesta quarta-feira (16), no Auditório Jorge Amado, no campus Prof. Soane Nazaré de Andrade, a aula inaugural do Programa de Residência em Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC18) para a primeira turma.

A iniciativa visa promover um espaço de diálogo sobre o tema e o mercado de trabalho, de forma que os jovens possam aproximar-se do universo da tecnologia. O projeto é realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, coordenado pela Softex.

A aula inaugural, com o tema “Impactos da Tecnologia nas Desigualdades no Mercado de Trabalho”, foi ministrada pelo reitor Alessandro Fernandes. A solenidade contou com o diretor do Cepedi, professor, Jose Alfredo Tavares; do presidente da Softex, Ruben Delgado, entre outros.

A Residência de Software ocorrerá durante 18 meses, onde os cursistas vão ter palestras e oficinas do curso, com aplicação direta em projetos simulados, desafios tecnológicos e em projetos desenvolvidos no Cepedi (fase final do curso).

Durante essa capacitação, os residentes vão trabalhar conceitos de Engenharia de Software, Análise de Sistemas de Informação e Programação com as linguagens Java, Python e .Net associadas aos frameworks utilizados no Cepedi e de interesse deste instituto.

Ao final do curso, espera-se que os residentes estejam aptos à ingressar em equipes de desenvolvimento de software que trabalham com as linguagens e tecnologias abordadas durante a capacitação.

“Os residentes estarão imersos em tecnologias recentes e relevantes tanto teoricamente, durante as sessões de treinamento, quanto na prática, nos laboratórios de projetos do Cepedi. Nestes laboratórios, os residentes irão concretizar os conhecimentos adquiridos em projetos-piloto", explica José Alfredo.

Das 100 vagas disponibilizadas, 87 foram preenchidas. O curso é presencial e oferece aos alunos uma bolsa mensal, de R$ 1.800 para graduados e R$ 1.100 para egressos de ensino técnico e graduandos. Essa ajuda financeira visa proporcionar um ambiente propício ao aprendizado.

22:12  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro