UFRB transforma TV Box em computador

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) entregou à Delegacia da Receita Federal em Feira de Santana o primeiro lote de minicomputadores com sistema operacional Linux, construídos a partir de aparelhos de TV Boxes apreendidos pelo órgão, porque são de uso proibido.

Os 34 minicomputadores entregues à Receita Federal têm como destino estudantes municipais de Feira de Santana. Eles contam com processador de 4 Ghz e memória de armazenamento de 8 Gb. Foram instalados softwares de edição de texto, vídeo e imagens, e navegador de internet.

O usuário terá 3 Gb de memória livre para uso pessoal. A entrega dos equipamentos aconteceu no Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), em Feira de Santana, com representantes da Receita Federal, a direção do Centro, pesquisadores, técnicos e estudantes da UFRB.

O reaproveitamento das TV Boxes em minicomputadores foi feito por pesquisadores da UFRB e estudantes dos cursos de engenharia. Integram o projeto os professores e pesquisadores da UFRB Raissa Tavares, Djoille Denner, Iuri Santos, João Luiz Carneiro, Leandro Brito e Nilmar de Souza.

O delegado da RF, Gustavo Breitenbach, disse que "essa parceria é motivo de satisfação e orgulho para nós. Esses materiais, proibidos de ser comercializados no mercado brasileiro, seriam todos destruídos pela Receita Federal, como consequência da apreensão em comércio ilegal".

Breitenbach disse que os desdobramentos e a abrangência da parceria com a UFRB são "infinitos". "Aqui estamos colhendo os primeiros frutos dessa parceria; a partir de agora a produção de minicomputadores será maior e novos produtos e equipamentos estão sendo pensados e desenvolvidos pela UFRB".

22:03  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro