AGU se irrita com "maconha do Lula"

O secretário da segurança pública de São Paulo (SP), Guilherme Derrite, publicou na madrugada desta quinta-feira (14), em suas redes sociais, fotos de uma operação policial onde um casal foi preso em Euclides da Cunha Paulista (SP) portando grande quantidade de maconha.

O que chamou a atenção foi a embalagem das drogas, com a cara do caudilho Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a frase “Faz o L”. Segundo Derrite, os criminosos estavam indo de Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul, para São Paulo.

Em seu post, o secretário escreveu também que “policiais militares perceberam a atitude suspeita, deram ordem de parada e o casal tentou fugir, até atolar em uma estrada de terra e ser preso”. Ele parabenizou os policiais. "Continuamos nosso trabalho para demonstrar que em São Paulo o crime não compensa”.

A postagem do secretário repercutiu na internet. Na rede social X, ex-twitter, a publicação alcançou mais 3 mil compartilhamentos e mais de 10 mil curtidas ainda na quinta. Internautas fizeram referência ao Foro de São Paulo e até mencionaram “selo do pai dos pobres”.

Irritado, o governo acionou a Advocacia-Geral da União (AGU), que exigiu a “imediata remoção” de postagem do secretário de Segurança Pública de SP. A AGU também diz que vai enviar notificação extrajudicial à SSP-SP, porque a postagem “associa" a maconha ao presidente da República.

A nota da AGU lulista “ressalta o caráter político das postagens” e adverte que, “em caso de não cumprimento do pedido, a AGU adotará as medidas judiciais cabíveis para reparar o ato e responsabilizar o agente público pela conduta”. Na X, dezenas de usuários ironizaram a medida.

"Tem que reclamar é com o parça do tráfico que fez a embalagem. Não foi a polícia que criou essa logomarca da maconha do Lula, foram os traficantes". Outro lembrou que a SSP não pode ser responsável pela embalagem e que exibir o material apreendido é praxe em todo o país, "inclusive nos estados petistas".

18:34  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro