Bahia retoma transplantes de coração
No Dia Nacional da Doação de Órgãos, celebrado nesta quarta, a Bahia ganhou a retomada dos transplantes de coração. Atualmente, três baianos estão sendo examinados por uma junta médica para entrar na lista de espera por um transplante, que volta a ser feito pelo SUS no Hospital Ana Nery, em Salvador.
O subsecretário da Saúde da Bahia, Paulo Barbosa, destaca que esses pacientes são acompanhados pelo Ambulatório de Insuficiência Cardíaca do Ana Nery. Depois de aprovados, a Sesab passa a procurar um órgão compatível. Os transplantes ficaram suspensos por vários anos, desde antes da pandemia.
Quatro tipos de procedimentos vinham sendo realizados na Bahia, os transplantes de córnea, rim, fígado e medula. A retomada envolve uma equipe de 15 profissionais, sendo quatro cirurgiões, dois médicos especialistas em insuficiência cardíaca, dois enfermeiros, fisioterapeutas e anestesistas.
Eles atuam em todas as etapas, desde a captação e transporte até o transplante em si. O número de doadores aumentou mais de 58% em 2023, saltando de 12 para 19. Nos oito primeiros meses, a Bahia fez 701 transplantes, sendo 27 de fígado, 210 de rim, 362 de córnea e 102 de medula.
Outro ponto positivo foi a redução da negativa familiar para 60%. A taxa ainda é alta mas, quando comparada aos 70% de 2022, é uma diminuição considerável, segundo o médico e coordenador do Sistema Estadual de Transplantes, Eraldo Moura. Cerca de 2.900 pessoas aguardam por transplantes no Estado.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
