Bahia retoma transplantes de coração

No Dia Nacional da Doação de Órgãos, celebrado nesta quarta, a Bahia ganhou a retomada dos transplantes de coração. Atualmente, três baianos estão sendo examinados por uma junta médica para entrar na lista de espera por um transplante, que volta a ser feito pelo SUS no Hospital Ana Nery, em Salvador.

O subsecretário da Saúde da Bahia, Paulo Barbosa, destaca que esses pacientes são acompanhados pelo Ambulatório de Insuficiência Cardíaca do Ana Nery. Depois de aprovados, a Sesab passa a procurar um órgão compatível. Os transplantes ficaram suspensos por vários anos, desde antes da pandemia.

Quatro tipos de procedimentos vinham sendo realizados na Bahia, os transplantes de córnea, rim, fígado e medula. A retomada envolve uma equipe de 15 profissionais, sendo quatro cirurgiões, dois médicos especialistas em insuficiência cardíaca, dois enfermeiros, fisioterapeutas e anestesistas.

Eles atuam em todas as etapas, desde a captação e transporte até o transplante em si. O número de doadores aumentou mais de 58% em 2023, saltando de 12 para 19. Nos oito primeiros meses, a Bahia fez 701 transplantes, sendo 27 de fígado, 210 de rim, 362 de córnea e 102 de medula.

Outro ponto positivo foi a redução da negativa familiar para 60%. A taxa ainda é alta mas, quando comparada aos 70% de 2022, é uma diminuição considerável, segundo o médico e coordenador do Sistema Estadual de Transplantes, Eraldo Moura. Cerca de 2.900 pessoas aguardam por transplantes no Estado.

19:56  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro