Ciência recomenda o sexo na gravidez

A gravidez, além de ser um período de grandes mudanças, é uma fase muito especial e marcante na vida de quem espera um bebê. Ela requer cuidados e atenção especial, especialmente para quem está gerando um recém nascido pela primeira vez. Com isso, surgem dúvidas como as do sexo na gravidez.

Para os especialistas da equipe Parto com Amor, clínica especializada em obstetrícia, o avanço da ciência permite sobretudo, cuidar da saúde das futuras mamães de forma preditiva e personalizada e, se houver restrições, essas serão percebidas de início e assim repassadas à gestante.

Caso contrário, não há contraindicações e é inclusive saudável, tendo em vista que a gravidez facilita o orgasmo da mulher, já que a lubrificação da vagina aumenta, assim como o volume de sangue irrigado para a região, fazendo com que o corpo fique mais sensível à excitação sexual.

Segundo o ginecologista Leonardo Valladão, a relação sexual e o orgasmo jamais terão relação com abortos ou partos prematuros e não há riscos para o feto. “A gestante só deve evitar o sexo na gravidez quando houver sangramentos no primeiro trimestre, placenta prévia ou trabalho de parto prematuro".

Outro medo comum é o pênis causar ferimento ao bebê. Não existe esse perigo: “o colo do útero é composto por um tecido bastante rígido e tem espessura de até 5 centímetros, o que impossibilita o contato do pênis com o bebê. Além disso,o líquido amniótico o protege de choques mecânicos”, afirma a enfermeira Priscila Salvador.

Porém, após ter o bebê não é recomendado ter relação sexual com penetração. “Isso porque, após 9 meses de intensas modificações, o útero e todo o trato reprodutor feminino levam um tempo para voltar ao seu estado inicial. O recomendado é que a mulher fique de 30 a 40 dias sem praticar ato sexual com penetração".

14:35  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro