Escola desaba em distrito de Ilhéus

Na propaganda, a Prefeitura de Ilhéus vem investindo na Educação e em reformas de escolas. Mas a realidade insiste em desmentir o marketing. A Escola Municipal Estelita Rocha, no Banco do Pedro, supostamente passou por uma reforma no ano passado, segundo notícia da Prefeitura de 30 de agosto de 2022.

Porém, professores e alunos poderiam ter perdido a vida quando o telhado e parte das paredes do anexo da Escola, supostamente reformado há um ano, desabaram nesta terça. Por muita sorte ninguém se feriu. No momento do acidente, por volta das 8h45, a escola estava vazia, pois as aulas só começam às 9h.

Se acontecesse 20 minutos depois, mais de 30 famílias estariam chorando a morte de seus filhos, entregues à Prefeitura com a ilusão de que estariam protegidos.

Há cerca de um ano a Prefeitura de Ilhéus incluia a escola no balanço das obras e reformas em andamento, citando nominalmente a Escola Municipal de Banco do Pedro e o Anexo II da Estelita Rocha. Nem o anexo que desabou nem a escola parecem ter passado por qualquer reforma nos últimos anos.

O desastre foi registrado em vídeo pelos moradores de Banco do Pedro e divulgados pela internet. Junto com as imagens, uma mulher afirma que, se os alunos estivessem na escola, todos teriam morrido. São mais de 30 crianças tendo aula no anexo que desabou, além das professoras.

A Prefeitura culpa o "mau tempo" pelo desabamento, uma desculpa inaceitável que atribui ao clima a incompetência de quem planejou, contratou e executou a obra. A se acreditar na nota oficial, todas as escolas podem desabar a qualquer momento se estiver chovendo na região.

O Jornal das Sete (18h40), da rádio Morena FM, conversou com a secretária de Educação Eliane Oliveira. Segundo a gestora, o "mau tempo" provocou o desabamento, apesar de a unidade ter sido reformada recentemente. Equipes da Pasta e da Secretaria de Infraestrutura foram fazer uma avaliação no local.

A secretária acrescentou que o município já conseguiu um espaço para a retomada das aulas em breve, e os dias letivos não serão comprometidos. Eliane Oliveira estima que aproximadamente 30 escolas de Ilhéus estejam precisando de reforma preventiva.

18:04  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro