Farol de Itapoã tem festa de 150 anos

Um dos símbols da capital baiana, o Farol de Itapoã ganhará festa pelos seus 150 anos, neste 7 de setembro, com uma rica programação esportiva e cultural. Ela começa às 9h com competição de natação dos membros do Pinaúna Club e canoagem no mar com os Clubes de Canoa Polinésia Hakamana Va'a, Pedra que Ronca e Awen Va'a.

Também pela manhã acontecerão apresentações de grupos culturais locais, como o Capoeira Vadiação, a Escola de Samba Unidos de Itapuã e o bloco afro Malê Debalê, e será aberta a exposição sobre o Farol de Itapuã, com imagens de fotógrafos do bairro, seguida de palestra com o historiador Roberto Pessoa.

Estarão presentes o prefeito de Salvador, Bruno Reis, Gegê Magalhães, diretor de Turismo da capital, a Marinha do Brasil, e as ONGs Porto das Baleias de Itapuã e Baleia Rosa do Amor de Itapuã, que vêm realizando a festa do Farol de Itapuã há cinco anos consecutivos, idealizada pelo produtor cultural Cristiano Loureiro, local do bairro.

“Cresci vendo o Farol praticamente todos os dias. Vindo do centro de Salvador para Itapuã, quando avisto o farol me sinto em casa, como se estivesse chegando no seio da minha família. É por causa desta emoção que tive a ideia de criar o aniversário do Farol de Itapuã e estou muito feliz com a celebração".

A programação segue a partir das 16h, com apresentações musicais na Praça do Farol de Itapuã. Em um pranchão montado pela Prefeitura de Salvador, haverá performances de grupos culturais como o Malezinho Escola de Samba. Às 17h30 sobe ao palco o maestro Fred Dantas e depois a Banda Sotake Brasileiro.

Para o maestro, que levará para o palco sua Orquestra Fred Dantas, é importante a participação de uma orquestra num evento como este. “Orquestras populares são parte da cultura da cidade e nossa orquestra é típica de Salvador. Vamos tocar músicas que tenham a ver com o bairro de Itapuã, como Coqueiro de Itapuã, de Caymmi".

O Farol de Itapoã foi inaugurado em 7 de setembro de 1873, construído pelo Engenheiro Zózimo Barroso sobre a Pedra da Piraboca para sinalizar bancos de areia e orientar a navegação marítima na costa de Salvador. O farol tem 21 metros de altura, em ferro fundido, e emite um relâmpago branco a cada seis segundos.

É uma luz fixa branca com alcance de 15 milhas náuticas (28 km), facilitando a navegação de embarcações que o veem de longe. Originalmente pintado de roxo-terra, em 1939 passou a ser pintado em faixas horizontais brancas e laranja e, em 1950, sua pintura foi novamente modificada para vermelho e branco, cores que mantém até hoje.

14:36  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro