Hemoba cadastra medula óssea em Ilhéus

A Fundação Hemoba e a ong Enaultinho Rocha promovem uma campanha de cadastro de medula óssea, nos dias 22 e 23, das 8h às 17h, na Loja Macônica Vigilância e Resistência, em Ilhéus. A ação faz parte da celebração do Dia Mundial Mundial do Doador de Medula Óssea (World Marrow Donor Day), 16/9.

A data foi criada pela Associação Mundial de Doadores de Medula, uma organização global de registros de células-tronco do sangue, medula e sangue do cordão umbilical. Durante o evento, será realizada uma palestra sobre cadastro de medula óssea para cerca de 1000 voluntários.

A Hemoba fez, de janeiro a agosto, 4.300 cadastros de doadores de medula óssea, chegando a 210.275 desde a criação do Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME). No estado, 968 pessoas receberam o transplante, o maior número do Nordeste.

O Ministério da Saúde instituiu uma meta de 9.244 mil cadastros por ano para a Bahia. A medula óssea é um tecido líquido-gelatinoso que ocupa as cavidades dos ossos, onde são produzidos os componentes do sangue, como leucócitos (glóbulos brancos), hemácias (glóbulos vermelhos) e plaquetas.

O cadastro pode selecionar doadores para o transplante utilizado no tratamento de doenças relacionadas com a fabricação de células do sangue e com deficiências no sistema imunológico, como neoplasias, leucemias e linfomas. O REDOME foi criado em 1993 para achar um doador compatível com o paciente.

A análise de compatibilidade é feita através de testes laboratoriais específicos, a partir de amostras de sangue do doador e do receptor. Com base nas leis da genética, as chances de um indivíduo encontrar um doador ideal entre irmãos é de 25%, enquanto que entre não parentes é, em média, de 1 em 100 mil.

Atualmente, no REDOME estão cadastrados 5.656.183 doadores, com uma média de 650 pacientes em busca de um doador não aparentado. Para se tornar um doador é necessário ter entre 18 e 35 anos, com boa saúde, sem doença infecciosa ou incapacitante, câncer, doenças hematológicas ou imunológicas.

Será colhida uma amostra de sangue com 5 ml para testes de compatibilidade. Na Bahia, o cadastro é feito em 27 unidades fixas, sendo 21 no interior. Em Salvador, há o Hemocentro Coordenador, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos sábados das 7h30 às 16h30. http://hemoba.ba.gov.br

18:29  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro