Itabuna combate ratos e o mosquito

Os agentes de Endemias de Itabuna voltaram a intensificar as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus, nos bairros e no centro da cidade. A atividade ganhou uma nova frente, visando impedir a proliferação também dos ratos, principais transmissores da leptospirose.

A ação começou na quarta-feira, no Bairro Zizo, com o tratamento focal e perifocal dentro dos depósitos de água. No entorno, foi aplicado inseticida com bomba costal no final de tarde. A Vigilância explica que a alternância de sol com chuvas facilita a proliferação do Aedes e exige um combate rigoroso nos criadouros do mosquito.

Os agentes aproveitam a visita domiciliar para colocar iscas em locais estratégicos contra os ratos, além de orientar as pessoas sobre a leptospirose e maneiras de evitar os roedores e mosquitos. A coordenadora de Endemias, Lucimar Ribeiro, adianta que as ações vão continuar em diversas áreas da cidade, incluindo praças, jardins e terrenos.

A diretora da Vigilância em Saúde, Maristela Antunes, lembra que a leptospirose é uma doença infecciosa, causada por uma bactéria na urina de ratos. Bovinos, suínos e cães também podem adoecer e transmitir a leptospirose para os humanos. Os sinais são febre, dores no corpo e na cabeça. Se não for tratada, a doença pode levar à morte.

20:55  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro