Itabuna implanta seu telediagnóstico

Uma parceria da Secretaria de Saúde de Itabuna com a Estadual está implantando o serviço de Telediagnóstico em Cardiologia em quatro UBS. Nesta etapa, estão recebendo os equipamentos as unidades Alberto Teixeira Barreto (Califórnia), Calixto Midlej Filho (Nova Itabuna), Isolina Guimarães (Zildolândia), e Lavígnia Magalhães (Conceição).

Paralelo à instalação dos equipamentos, a Sesab finalizou o curso de capacitação das equipes de saúde das UBSs. Além de atender a demanda das Unidades Básicas, os pacientes das 33 UBS e as de Saúde da Família, que integram os quatro módulos da Rede da Atenção Primaria à Saúde, também serão assistidos para realização do ECG.

Segundo a supervisora da Atenção Primaria, Jaimeire Pessoa, o objetivo é, a partir da implantação do serviço, uma redução nos custos, evitar longos deslocamentos de pacientes e profissionais, bem como promover o acesso remoto a recursos de apoio diagnóstico, considerando as regiões mais distantes e vazios assistenciais no Estado.

“Os usuários do SUS serão beneficiados com laudos à distância, por meio do Programa Nacional de Telecardiologia e, por outro lado, será possível desenvolver ações de Tele-educação permanente em saúde, formação, atualização e qualificação dos profissionais das equipes de saúde”, pontuou Jaimeire.

Ela informa que os equipamentos já estão instalados em três unidades, restando apenas a conclusão da instalação na UBS Calixto Midlej. “Nós estamos agora só construindo um fluxo para que esse serviço não acabe atrapalhando ou prejudicando a rotina, o fluxo das unidades".

"Provavelmente, a cada 15 dias as UBSs vão recolher todas as solicitações e fazer os elétrons, exceto aqueles que, claro, forem de urgência e que vão precisar ser feitos de imediato”. Jaimeire diz que tais casos serão identificados pela equipe de saúde e por um médico da unidade.

Serão considerados critérios de urgência para eletrocardiograma sintomas como arritmia cardíaca, dor torácica com suspeita de síndrome coronariana aguda ou dissecção de aorta, crise hipertensiva, insuficiência cardíaca descompensada, suspeita de tromboembolismo pulmonar, dispneia aguda e suspeita de falha em marca-passo.

20:26  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro