Mutirão de odonto trata 100 pessoas

O primeiro mutirão para cirurgia oral da Secretaria de Saúde de Itabuna, no sábado, atendeu cem pacientes que esperavam por procedimentos especiais, como raios-x e cirurgias, no Centro de Especialidades Odontológicas (Odontocentro) na Avenida Inácio Tosta Filho.

A ação contou com uma equipe de 21 profissionais, entre odontólogos e auxiliares, além de estudantes do curso de Odontologia da Unex. O Mutirão de Odontologia para pacientes já cadastrados pelas unidades de saúde. acontecerá também nos próximos dois sábados.

A secretária Lívia Mendes destacou que “atendemos uma demanda reprimida por conta dos serviços de manutenção que estão sendo realizados em algumas unidades de saúde e além disso, oferecemos comodidade aos pacientes que não têm tempo para atendimentos durante a semana”.

Lívia lembra que muitos trabalhadores precisam de tratamento dentário, mas deixam de ir a uma consulta em função do trabalho ou pelo alto custo do procedimento numa clínica particular. “O mutirão num dia de sábado, além de facilitar a vida do cidadão, permite atendimento personalizado e com hora marcada".

A secretária ressaltou a parceira com a Unex, que disponibilizou 10 alunos do curso de graduação de Odontologia e insumos para o mutirão. O supervisor da Odontologia de Itabuna, Maurício Porto, contou que a inciativa de promover o primeiro mutirão traz inúmeros benefícios para a saúde pública de Itabuna.

“É um serviço de média e alta complexidade da Odontologia realizado num fim de semana, quando o paciente tem â disposição uma equipe completa formada por odontólogos, endodontistas, periodontistas além de serviços como raios-x e cirurgia”, defendeu.

Outro benefício destacado por Maurício é o tratamento para pacientes especiais com desordem mental e transtorno do espectro autista (TEA). “É algo bem complexo”, conta. Maurício explica que os pacientes recebem os medicamentos para a recuperação e são orientados a procurar sua UBS para a retirada dos pontos.

23:28  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro