Primavera terá ondas de calor intenso

A primavera de 2023 começa no Brasil às 03:49h da madrugada do dia 23 de setembro, cerca de 2 horas antes do nascer do sol de sábado. O início astronômico da primavera e do outono é determinado pelo equinócio, quando o dia e a noite têm a mesma duração em todo o mundo.

Meteorologicamente a primavera já começou no hemisfério sul. A meteorologia divide os 12 meses do ano em quatro períodos exatos: Uma estação começa sempre no 1º dia do terceiro mês de cada trimestre. Ondas de calor severas com risco à saúde marcam o início da primavera 2023 no Brasil.

O aviso meteorológico vermelho de “Grande Perigo” publicado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) na última segunda-feira, dia 18.09.2023, e estendido até domingo, dia 24.09.2023, será muito provavelmente reforçado por um novo aviso tão severo quanto.

O calor intenso continuará afetando grande parte do país na última semana de setembro, especialmente no Centro-Oeste e Sudeste. As maiores extensões regionais continuarão a atingir o Mato Grosso, o Mato Grosso do Sul e o Estado de São Paulo.

São possíveis temperaturas máximas de cerca de 45°C na próxima semana. Portanto, é possível que o recorde de maior temperatura já registada no Brasil seja batido, respetivamente 44,8°C em Nova Maringá, no Mato Grosso, dias 4 e 5 de novembro de 2020.

Os primeiros dias desta primavera não serão assim tão quentes na Região Sul, para onde tempestades e grandes acumulados de chuva estão infelizmente de novo a caminho. Especialmente nas fronteiras do Brasil com o Uruguai volumes altos de chuva serão novamente registados.

Ficarão regionalmente em torno de 100-150 mm e localmente até 200 mm acumulados durante este fim de semana, ou até a manhã de segunda-feira, dia 25.09. O mau tempo também é previsto na Amazônia neste início de primavera.

A inclinação do eixo da Terra determina a duração do dia. Dias um pouco mais longos e noites um pouco mais curtas. As diferenças sazonais na duração do dia e da noite estão relacionadas com a inclinação do eixo da Terra. Niklas Weise, Meteorologista da Tempo & Radar.

"Durante o inverno no hemisfério sul a Terra vira o hemisfério norte para o Sol e no verão vira o hemisfério sul. No início da primavera e do outono o Sol atinge igualmente os dois hemisférios e o dia e a noite duram cerca de 12 horas em todos os lugares do mundo".

"A partir do equinócio de primavera no hemisfério sul os dias tornam-se mais longos e começa a primavera. No hemisfério norte, ao contrário, os dias tornam-se mais curtos, até cinco minutos por dia na Europa Central, por exemplo, e começa o outono”.

No Brasil, as variações na duração do dia ao longo do ano são menos pronunciadas em comparação com regiões mais distantes dos trópicos. O país está localizado na zona tropical, o que significa que as variações na duração do dia são menos extremas.

23:36  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro