Projeto propõe a impressão do voto

A discussão sobre a volta do voto impresso voltou à Câmara dos Deputados. Marcos Pollon (PL-MS) protocolou o projeto de lei 4644/2023 que “estabelece o escrutínio de votos na própria seção eleitoral” além da impressão do voto, que poderia ser nos moldes de projeto semelhante.

No texto, o deputado federal defende que a impressão dos votos pela urna eletrônica e a realização da apuração dos votos impressos na própria seção eleitoral. Para Pollon, “são mecanismos de garantia da fidelidade no processo eleitoral”.

Pela proposta do parlamentar, o eleitor não poderá levar a impressão para fora da sala de votação eleitoral. O voto deve ser conferido e automaticamente depositado em uma urna lacrada na presença de fiscais, garantindo a integridade do voto e a possibilidade de auditoria, que não existe hoje.

O projeto prevê ainda a apuração dos votos impressos na própria seção eleitoral. “Isso garantirá a publicidade, a integridade e a confiança dos cidadãos em nosso processo eleitoral, preservando assim a confiabilidade de nossa democracia”, justifica o deputado. Com Diário do Poder

16:48  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro