Rádio cresce em público e anúnciantes

A mais nova pesquisa da Kantar Ibope Media mostra que o rádio não só continua forte, como vem crescendo na preferência da população e das empresas que fazem propaganda. A internet tem contribuído nisso. 38% dos ouvintes de rádio consideram que poder escutar online mudou a forma como consomem o meio.

Ele é usado por 80% a 84% da população, que passa 3h55 ouvindo todo dia. Também ouvem 2h45 por dia através da internet, em app ou site. São 12% da população ouvindo online, 67% por aplicativo ou receptor do celular, 29% no computador e 11% em outros equipamentos.

As emissoras ainda ampliam seu alcance com os podcasts. 50% ouviram algum deles nos últimos três meses, como o Mesa Pra 2, da Morena FM de Itabuna. A audiência geral também cresceu, com 57% ouvindo mais rádio do que nos seis meses anteriores. A credibilidade ainda ajuda na hora de faturar.

53% dos ouvintes dizem que prestam atenção aos comerciais transmitidos no rádio. 50% ficam atentos aos spots nos blocos de comerciais, 27% aos testemunhais lidos pelo locutor e 25% às promoções. A credibilidade, alcance e eficiência do rádio tem aumentado a procura por anunciantes.

Ela subiu 16% de 2020 para 2021, 25% de 2021 para 2022 e 7% só em seis meses deste ano. Além disso, 99% das 100 maiores marcas do país anunciam no rádio. Eles atingem 58% ouvindo em casa durante tarefas normais ou descanso, 7% em casa trabalhando em home office, 27% no carro e 12% no trabalho.

Indagado sobre o que preferem ouvir no rádio, 94% diz que liga por causa das músicas, 32% pelas notícias locais, 26% pelas nacionais, 25% por orientações do trânsito e 24% por informações de futebol. 83% acham que o rário apresenta as notícias de forma ágil e 64% acreditam nas notícias veiculadas por ele.

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sao pedro