Reunião debateu os abusos dos bares

O secretário de Segurança e Ordem Pública de Itabuna, Fábio Santana, mediou um encontro, nesta quarta-feira, dia 6, com representantes de três bares e moradores da Avenida Manoel Chaves e seu entorno, no São Caetano. O encontro aconteceu na Secretaria de Indústria e Comércio.

Ele cumpriu uma notificação do Ministério Público Estadual, que cobra providências quanto ao uso indevido da via pública com cadeiras e mesas, uso desordenado das atividades sonoras e horário de funcionamento dos bares. Ficou acordada a ida de uma equipe da Prefeitura ainda nesta quarta-feira ao local.

A ideia era receber dos comerciantes uma proposta oficial de ocupação dos espaços de modo que venha a garantir a segurança dos usuários dos bares e restaurantes. Também ficou definido que de domingo a quinta-feira haverá uma flexibilização do uso de som até às 22h e não mais até às 23h, como era permitido.

“O Ministério Público nos deu um prazo de 30 dias para solucionar este problema que tem causado sérios transtornos aos moradores”, disse Santana. “Foram muitas denúncias de excessos enviadas ao MP-BA. A Prefeitura não tem interesse em prejudicar ninguém, nenhum comércio, mas também não pode fechar os olhos".

O encontro contou com os secretários Rosivaldo Pinheiro (Governo), Mauro Ribeiro (Indústria e Comércio), e Thales Silva (Transporte e Trânsito). Mauro reforçou a importância de atender a legislação, chegando a um consenso entre as partes. “Estamos satisfeitos que as partes envolvidas mostraram interesse em colaborar”.

Para Rosivaldo, foi uma reunião muito produtiva, porque a Prefeitura conseguiu mediar um diálogo num ambiente que estava marcado pela animosidade. “Todos entenderam que precisamos resolver a situação, cada um cedendo no que for possível para conseguir avanços”.

Ele lembrou que desta quarta-feira até domingo a Prefeitura fará um monitoramento do funcionamento dos bares na Avenida Manoel Chaves. “Esse monitoramento nos dará base para traçar um regimento geral sobre o funcionamento dos estabelecimentos. Na segunda-feira, daremos início a construção deste regimento".

19:13  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro