Salvador inaugura base de eletrocarga

A Prefeitura de Salvador entregou o maior terminal de eletrocarga em área pública do Brasil, ao lado da Estação Rodoviária do BRT, para uso exclusivo dos ônibus elétricos do modal. O equipamento foi inaugurado pelo prefeito Bruno Reis e pelo secretário de Mobilidade (Semob), Fabrizzio Muller.

Ele possui capacidade para carregar até 20 ônibus simultaneamente. A obra, feita com recursos do município, teve um investimento de aproximadamente R$ 4 milhões. A nova estrutura tem 10 estações, com capacidade para atender dois ônibus cada. Os pontos podem chegar à potência de 160 kW/h cada.

Com isso, concluem o abastecimento completo de um veículo em até duas horas. A localização do terminal vai permitir que os ônibus elétricos que compõem atualmente o modal da capital baiana sejam recarregados mais facilmente, sem que precisem se deslocar até as garagens, que ficam distantes das linhas.

O prefeito destacou o pioneirismo de Salvador com a obra, considerada essencial para mudar a matriz energética dos ônibus no país. “O transporte público sobre rodas no Brasil enfrenta hoje a maior crise da sua história. Com a escalada dos preços dos combustíveis, a coisa comum é ver empresas da área fechando".

Bruno Reis lembrou que o investimento não é apenas para o presente do transporte público, mas para o futuro. “Só a tecnologia, a inovação e os ônibus elétricos vão permitir que, no futuro, o transporte público sobre rodas possa sobreviver. E não estamos poupando esforços para que façamos isso aqui em Salvador".

"Justamente porque estamos com isso tirando um dos componentes que mais pesam no custeio do sistema, que é o diesel. Os estudos mostram que ele, sozinho, representa 26% de todo o custeio”, afirmou. Com o terminal elétrico, será possível realizar as ‘cargas de oportunidade’, em horários de menor demanda.

Ou seja, além das recargas feitas no período noturno, os ônibus elétricos poderão realizar abastecimentos rápidos, entre picos da manhã e da tarde, retornando para a operação com 100% das baterias recarregadas para iniciar o período severo do final da tarde. Ao longo do dia será possível abastecer até 40 veículos.

Além disso, a Prefeitura já está realizando os estudos para construir um segundo terminal de eletrocarga, desta vez na região da Lapa. “Os ônibus elétricos no Brasil ainda carecem de maiores incentivos. Não existem isenções de impostos para esses veículos, nem linhas de crédito que facilitem a aquisição". lembra.

"Então, o que a Prefeitura está fazendo enquanto poder público é justamente investir na infraestrutura para ajudar que a iniciativa privada embarque e faça o sistema chegar onde a gente quer”, afirmou Fabrizzio.

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sao pedro