Túnel passa sob a BR-101 sem destruir

A Emasa está usando um novo sistema nas obras do Projeto Mais Água Para a Cidade, em especial na construção de um túnel sob a BR-101 sem danificar a estrada. O túnel vai receber a rede adutora de 500 mm que ligará a Estação de Tratamento de Água (ETA) do São Lourenço ao reservatório do Novo Jaçanã.

Essa parte do sistema vai atender os bairros da zona sul da cidade. Outra rede sairá da região da BR-101 até o futuro reservatório do Novo Lomanto, para abastecer as localidades da zona centro-oeste. Segundo a Emasa, todo o trabalho é feito com um método não destrutivo, em um trecho de 48m da rodovia;

O prefeito Augusto Castro visitou a obra e elogiou a qualidade do serviço. “Essa metodologia, que está sendo empregada na travessia sob a BR-101, é impressionante. Vamos entregar no primeiro semestre do próximo ano a primeira etapa, com água todos os dias para mais de 50 bairros”, garantiu.

O presidente da Emasa, Raymundo Mendes Filho contou que, além de usar o método não destrutivo na passagem sob a rodovia, a construção do túnel usa sistema de revestimento com chapas de aço aparafusadas. "Isso permitirá que futuras manutenções sejam feitas na rede sem interferir no tráfego".

Segundo a Emasa, o Projeto Mais Água para a Cidade segue o Novo Marco Legal do Saneamento, que preconiza a entrega de água tratada para 96% da população antes de 2033. Quando concluído, o projeto atenderá mais de 140 mil habitantes de Itabuna, segundo a empresa.

17:06  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro