Uesc é acusada de fraudar resultados

A 1ª Vara da Fazenda Pública de Ilhéus ordenou que a Universidade Estadual de Santa Cruz anule a nomeação de um professor aprovado em seu último concurso e reavalie as provas de títulos dos candidatos ao cargo de professor assistente de Fisiologia Humana, do Departamento de Ciências da Saúde.

O Jornal das Sete, da Morena FM, teve acesso à sentença. Na decisão, o juiz Alex Venícius Campos Miranda acata pedido de uma das candidatas à vaga. A autora acusa a Uesc de violar as regras do próprio certame, estabelecidas no Edital nº 44/2022, ao reavaliar a prova de títulos do candidato E.K.T. após recurso.

Na hora de revisar a correção, a banca do concurso usou os parâmetros do Qualis do quadriênio 2017-2020, que simplesmente não vigorava na época da prova de títulos, julho de 2022, valendo apenas a partir de dezembro. O que deveria ter sido usado era o da Qualis do período anterior.

Com o uso indevido do sistema de qualificação, a Uesc beneficiou o candidato E.K.T. Ainda conforme a autora do processo, o Qualis 2017-2020 só foi publicado em dezembro de 2022, meses após a apreciação do recurso e da aplicação da prova.

Além do juiz, o Ministério Público da Bahia também se manifestou pelo mandado de segurança contra a Uesc, expedido na última quarta-feira. O Jornal das Sete entrou em contato com a Procuradoria Jurídica da Universidade, mas não obteve retorno até o fechamento da edição.

23:39  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro