Vereador terá que se calar por 90 dias

O Conselho de Ética da Câmara de Itabuna tinha como opções advertir, suspender ou cassar o mandato do vereador Danilo Freitas, mas acabou adotando uma alternativa que não faz parte da legislação. Danilo está proibido de falar no plenário por 90 dias, depois de comparar a primeira-dama Andrea Castro a uma cadela.

A decisão, lida pelo presidente Erasmo Ávila, diz que “houve a prática depreciativa e desrespeitosa do vereador contra a mulher, com animus ofensivo". E que "a conduta se enquadra no sistema sócio-histórico que subjuga mulheres na tentativa de colocá-las numa posição hierarquicamente inferior ao homem".

Apesar de condenado a ficar calado entre 11 de setembro e 11 de dezembro, Danilo terá que fazer uma retratação pública a Andrea Castro, às servidores do Legislativo e ao Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. O vereador também sofrerá censura escrita e o caso será enviado ao Ministério Público para eventual ação penal.

Danilo se defendeu em uma rede social e disse que "não vai abaixar a cabeça para o gestor. Eu estou aqui para defender Itabuna! Que Deus tenha misericórdia do nosso povo”, escreveu, sem confirmar a retratação da ofensa, cometida em 20 de junho, quando atacou Augusto para defender Mário Alexandre, prefeito de Ilhéus.

O vereador, que tem base no bairro Nova Itabuna, chamou Castro de "pitbull" e Andrea de "Lassie", cadela famosa numa série antiga de tv. "O pitbull enraivado, no meio do caminho, pegou a lassie dele e botou dentro de casa, com medo das urnas", disse, se referindo à desistência de Andrea em concorrer a deputada.

A fala surpreendeu a cidade e gferou revolta em toda a sociedade, pela baixaria desnecessária numa casa qeu deveria ser referência de decoro. Larissa Moitinho, presidente da Comissão da Mulher na OAB Itabuna, disse em nota que "a violência se deu com pequenez, misoginia e irresponsabilidade".

14:38  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro