37% dos acidentes envolvem caminhões

Segundo relatório do Instituto Paulista do Transporte de Carga (IPTC), acidentes de trânsito, especialmente no transporte rodoviário de cargas, acontecem sempre com o mesmo padrão de horário e dia da semana. A análise aponta que a maioria dos incidentes ocorre durante o dia, representando 58,4% dos casos.

Ao analisar a distribuição dos acidentes no transporte de cargas ao longo da semana, há uma distribuição relativamente equilibrada. As sextas-feiras e os sábados apresentam uma proporção um pouco maior de ocorrências, representando 16,5% e 14,6% dos casos, sugerindo que não há um dia específico que se destaque.

De forma geral, é possível dizer que 37% dos veículos envolvidos em acidentes são caminhões, com a maioria das ocorrências na BR-116 e na BR-101. A faixa etária dos acidentados é entre 36 e 50 anos, com 4% chegando a óbito e 25% sofrendo alguma lesão.

Uma das principais causas dos acidentes é a reação tardia ou ineficiente, falhas mecânicas ou perda de controle do motorista. Problemas mecânicos no veículo, condições climáticas adversas e infrações de trânsito por parte dos motoristas também são colocados como causas importantes.

A entidade considera que muitos acidentes poderiam ser evitados com mais investimento em infraestrutura, fiscalização e conscientização dos motoristas e empresas de transporte. O relatório reforça que seu objetivo final é criar um ambiente de trânsito mais seguro e responsável.

19:37  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro