BYD lança pedra fundamental na BA

Com a presença do CEO mundial e fundador da marca Wang Chuanfu, a BYD lançou a pedra fundamental do complexo fabril de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, na segunda-feira (9). Ele será o maior polo industrial da empresa fora da China. “Há 28 anos, a BYD começou como empresa chinesa de baterias e com grandes sonhos".

"Vimos que as alterações climáticas e o congestionamento nas cidades seriam os principais problemas que a sociedade enfrentaria e sonhamos que poderíamos gerar energia a partir do sol, eletrificar a rede, tornar todos os veículos elétricos e aliviar o congestionamento. O Brasil pode ser um exemplo para o mundo", disse.

Segundo o executivo, a oficialização da chegada da BYD no nordeste brasileiro é um divisor de águas para a indústria automotiva nacional, que volta a investir e produzir no estado, desta vez fabricando veículos elétricos e híbridos com a mais alta tecnologia em um espaço simbólico e estratégico na Bahia.

“As mudanças climáticas não têm fronteiras, e estamos orgulhosos de ter projetos em mais de 75 países. No entanto, não há melhor exemplo desse compromisso do que nosso trabalho no Brasil, uma nação abençoada pela floresta Amazônica, conhecida por sua paixão pela preservação ambiental".

O complexo será formado por três fábricas que produzirão chassis de ônibus, caminhões elétricos, veículos de passeio elétricos e híbridos, além de processar lítio e ferro fosfato. A expectativa é iniciar a produção entre o fim de 2024 e o início de 2025, com capacidade próxima de 150 mil veículos por ano na primeira fase de implantação.

“Somos uma empresa com mais de 90 mil engenheiros e queremos apoiar a Bahia. Vamos construir um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Salvador. Ao mesmo tempo, já estamos trabalhando para criar a solução brasileira para nossos carros híbridos plug-in, com a combinação de etanol e energia elétrica, duas fontes de energia limpa".

“O Dolphin, carro que mudou o jogo no Brasil, agora será fabricado em Camaçari. Além dele, o Song Plus, nosso PHEV que tem autonomia de mais de mil quilômetros, e o Yuan Plus, nosso carro moderno e 100% elétrico, também serão produzidos nesta fábrica”, afirma a diretora Stella Li. O novo complexo gerará cinco mil empregos.

19:42  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro