Dino manda "band-aid" para caos na Bahia

Depois de 17 anos de governos petistas, historicamente lenientes com os criminosos, a ponto de seus candidatos terem quase 100% dos votos nos presídios, a Bahia chegou a uma situação de descontrole da violência e mesmo o uso de tropas federais parece não resolver a situação, pelo menos no interior.

Recordista de homicídios há mais de 10 anos, quando o levantamento começou a ser feito, a Bahia tem o dobro de assassinatos por ano que o segundo colocado. O descontrole atinge até a PM, que já executou um colega por protestar contra o então governador Rui Costa, e outro que fazia segurança de ACM Neto.

O estado também tinha um secretário de Segurança Pública, que passou pelos governos de Jaques Wagner e Rui Costa, indiciado por trabalhar para criminosos. Tudo isso ajudou a criar a atual situação. Nesta segunda, o Ministério da Justiça e Segurança Pública liberou R$ 20 milhões para ações na Bahia.

O valor é irrisório diante da defasagem da polícia baiana, que tem inúmeras delegacias sem pessoal nem equipamento. O programa federal está sendo lançado em meio a uma onda de violência na Bahia, que já deixou 68 mortos, apenas no mês de setembro. A Bahia já tinha recebido R$ 168 milhões e nada melhorou.

O novo dinheiro será usado para a compra de viaturas, armamentos, equipamentos de proteção, gás lacrimogêneo, spray de pimenta e armas de eletrochoque. Porém, até aqui as ações federais só estão na Região Metropolitana de Salvador, onde os crimes chamam mais a atenção. O interior segue em guerra. Com Diário do Poder e equipe do Jornal das Sete, da Morena FM.

20:42  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro