Eleição para Conselhos foi disputada

Eleitores de todos os municípios brasileiros foram às urnas, neste domingo, para escolher seus representantes nos mais de 6 mil conselhos tutelares do País. O que chamou a atenção foi a vitória esmagadora de candidatos de direita, conquistando 70% das vagas, a ponto do governo Lula tentar anular as eleições.

A ideia bizarra é do ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, inconformado com a derrota da esquerda, que defende a sexualização, castração química e mudança de sexo de crianças. Ele pretende acionar a Advocacia Geral da União e o Ministério Público para refazer as eleições em várias cidades.

Em Itabuna, a eleição foi tranquila e contou com um número surpreendente de eleitores, preocupados com as pautas da esquerda. Os dez conselheiros eleitos na cidade são Tia Katiane, Manu, Thayá Queiroz, Joelma Gonçalves, Rosa Sousa, Sandro, Sirlene, Gil, Rodrigo Brito e Cácio Murilo.

Já Ilhéus elegeu quinze representantes: Edileuza Cardoso, Mari Melgaço, Irismara Evangelista, Marinaldo Benevides, Thaís Couto, Mônica, Pastor Matos, Bárbara Dantas, Cida Nascimento, Nayana de Nizan, Jorge Conceição, Glória, Rosilma Mima, Nelito Júnior e Gerlene Eutimio.

Ainda no sul da Bahia, em Itacaré, a maioria dos votantes escolheu Days Sampaio, Binho Sindicalista, Caio Oliveira, Sander Palafóz e Mailson. Em todas as cidades, o mandato do conselheiro dura quatro anos. Desde 2019, não há limite para o número de reeleições e a função é remunerada.

O valor da remuneração varia conforme a legislação de cada município. Os conselhos tutelares, que existem há mais de três décadas, foram criados com base na Lei Federal nº 8.069/1990, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), com a função de garantir o cumprimento dos direitos dos menores.

20:39  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro