Enfermagem protesta contra a Sesab

Servidores da Secretaria de Saúde da Bahia protestaram nesta quarta-feira, em Ilhéus, para denunciar manobra do Governo Jerônimo Rodrigues contra o piso da enfermagem. Segundo os trabalhadores, ao repassar o dinheiro enviado pelo Governo Federal, a Sesab inseriu no cálculo a Gratificação de Incentivo ao Desempenho, a Gidi.

No ato em Ilhéus, feito em frente ao Palácio Paranaguá, os manifestantes exibiram mensagens de protesto. “A enfermagem baiana diz não à inserção da Gidi no Piso Salarial da Enfermagem”, diz uma das faixas. Em nota, o Conselho de Enfermagem da Bahia afirmou que a Sesab ignora determinação da Advocacia Geral da União.

De acordo com a AGU, o piso salarial é composto pela soma do vencimento básico com as vantagens financeiras fixas, gerais e permanentes. “No entanto, a Sesab, de forma inadequada, complementou gratificações no cálculo do piso da Enfermagem, que não deveriam ser consideradas como parte integrante desse valor”, reitera o Coren-BA.

O Governo Federal enviou R$ 253 milhões para pagamento do Piso da Enfermagem na Bahia. O valor contempla os servidores do Estado e dos 417 municípios baianos, além das unidades privadas que ofertam, pelo menos, 60% dos serviços pelo SUS. O piso é de R$ 4.750 para 44 horas semanais. Técnicos recebem 70% e auxiliares, 50%.

18:26  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro