Hamas mantém brasileiros como reféns

O porta-voz do Exército de Israel confirmou que há brasileiros entre os reféns capturados pelo grupo terrorista Hamas. Em vídeo na rede social X, ex-Twitter, o militar cita algumas nações que têm cidadãos rendidos. “Há americanos, britânicos, franceses, alemães, italianos, brasileiros, pessoas da Argentina, Ucrânia e vários outros países”.

A informação foi do tenente-coronel da reserva Jonathan Conricus, porta-voz das Forças de Defesa da Israel. No vídeo, o militar diz que o governo israelense está comprometido com o resgate dos civis sequestrados.

O Diário do Poder entrou em contato com o Itamaraty para confirmar a informação do Exército israelense, além de questionar a quantidade de eventuais brasileiros sequestrados e se houve contato para a libertação das possíveis vítimas. A reportagem ainda não recebeu resposta.

Na Câmara dos Deputados, 312 parlamentares aprovaram um bloco de 16 moções de repúdio contra as mortes e os ataques do Hamas. As deliberações pela aprovação da matéria foram marcadas por acusações entre governistas e a oposição. Partidos de esquerda, como PT, PCdoB e Psol não votaram. Queriam condenar Israel.

Durante a votação houve troca de farmas. “Ministros do PT assinaram nota dizendo que o Hamas não é um grupo terrorista, mas vêm posar de bonzinhos quando são assassinadas crianças e mulheres”, disse o deputado André Fernandes (PL-CE)

Guilherme Boulos (Psol-SP), que perdeu assessor por não condenar o Hamas, em posicionamento, atacou o Estado israelense e disse que o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, "é de direita" e atacou civis palestinos.

Enquanto isso, a primeira aeronave KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB) aterrissou na Base Aérea de Brasília, às 4h07 da madrugada desta quarta-feira, trazendo os primeiros 211 brasileiros que pediram repatriação de Israel, fugindo da guerra causada pelo ataque de terroristas do Hamas no último fim de semana. Cerca de 2.500 devem voltar.

Uma segunda aeronave da FAB com o mesmo perfil de 210 lugares fará o mesmo trajeto entre Israel e o Brasil, ainda nesta quarta, para repatriar mais um grupo de brasileiros refugiados do terrorismo e da contraofensiva de Israel, que intensificaram os bombardeios à Faixa de Gaza desde o início desta semana.

Um terceiro avião da FAB, KC-390 Millennium (Embraer), decolou na tarde de terça para Israel como parte da operação de repatriação de brasileiros, mas com capacidade para 60 pessoas. E o KC-30 retornará a Israel no final desta quarta, com a mesma tripulação que chegou nesta madrugada, comandada por Marcos Olivieri.

A Operação Voltando em Paz trouxe ao Brasil turistas, empresários, escritores, pastores, produtores de vídeo, aposentados espalhados por regiões de Israel e resgatados debaixo de mísseis no cenário de guerra iniciado no sábado (7), com ataques brutais contra civis israelenses. Com Diario do Poder

14:40  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro