Hospitais ignoram piso de enfermagem

Funcionários dos Hospitais São José e Materno-Infantil Joaquim Sampaio, em Ilhéus, ainda não receberam o piso da enfermagem. Há dois meses, o Governo Federal enviou R$ 7,3 bilhões para que estados e municípios efetivassem repassassem parte do dinheiro a instituições conveniadas ao SUS.

O Materno-Infantil pertence ao Governo da Bahia, mas é administrado pela Fundação Estatal Saúde da Família. Ao Jornal das Sete, da rádio Morena FM, a assessoria da Fundação alegou cumprir “todas as etapas de tramitação para o recebimento dos recursos”.

Já a Santa Casa de Ilhéus, que administra o São José, culpou o Ministério da Saúde pelo atraso. Conforme a entidade, a Pasta cometeu erro no envio dos recursos ao Estado da Bahia. Também procurada pelo J7, a Santa Casa de Itabuna esclarece que fez o repasse na semana passada.

A instituição mantém três hospitais, o Calixto Midlej, o Manoel Novaes e o São Lucas. Ainda em Itabuna, o Hospital de Base também informou o pagamento do piso. Na esfera municipal, tanto a Prefeitura de Ilhéus quanto a de Itabuna já honraram o direito econômico dos trabalhadores.

Os servidores da Secretaria da Saúde do Estado receberam o complemento, mas estão na bronca com o governador Jerônimo Rodrigues. Isso porque, na hora de calcular o piso, a Sesab incluiu a Gratificação de Incentivo ao Desempenho, o que desobedece determinação da Advocacia Geral da União.

18:59  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro