HRCC pode ter greve a partir de terça

Reunidos em assembleia nesta sexta-feira, funcionários do Hospital Costa do Cacau, em Ilhéus, decidiram entrar em greve a partir da terça-feira. Eles cobram o salário do mês passado, que deveria ter sido pago até o quinto dia útil de outubro, explica o presidente do sindicato da categoria, Raimundo Santana.

Ele explicou ao Jornal das Sete, da Morena FM, que o atraso prejudica mais de 500 trabalhadores, de diversas categorias, como enfermeiros, agentes de limpeza, maqueiros e técnicos. Os terceirizados prestam serviço ao Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Humano, empresa que administra o hospital.

Segundo Raimundo, a direção do IBDH alega que não pagou porque ainda não recebeu o repasse da Secretaria de Saúde do Estado. O Instituto prometeu fazer o pagamento assim que receber o dinheiro da Sesab. "Se os salários forem pagos até segunda-feira, a greve será cancelada", destacou o sindicalista.

Caso a greve seja deflagrada, apenas 30% dos funcionários vão continuar trabalhando, em revezamento, para evitar a paralisação completa do Hospital. Desde a inauguração, em 2017, o Costa do Cacau é sobrecarregado com o atendimento de pacientes que deveriam ser acolhidos pela rede básica de Ilhéus.

Nesse cenário, a iminência de uma greve é o prenúncio do caos na unidade, com reflexos na população que já não é atendida de forma adequada pela rede municipal. Procurada pelo Jornal das Sete, a assessoria do IBDH não respondeu até o fechamento da edição.

17:09  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro