Ilhéus decreta emergência por erosão

A Prefeitura de Ilhéus decretou situação de emergência nas áreas afetadas por erosão marinha no litoral norte do município, com o aumento do nível do mar entre 1º e 16 de outubro, em São Domingos, São Miguel, Ponta da Tulha, Mamoã, Joia do Atlântico e Ponta do Ramo.

O avanço da maré tem provocado prejuízos em imóveis particulares, vias públicas e estabelecimentos comerciais, afetando a movimentação dos moradores em diversos pontos, além do perigo oferecido devido ao rompimento do maciço de areia existente nesses locais.

Conforme o Município, o parecer técnico já foi enviado para a Defesa Civil Nacional. A medida possibiliza "atividades preventivas, dando maior capacidade para o atendimento das ocorrências, além de registrar o histórico deste evento crítico”, disse Joandre Neres, coordenador da Defesa Civil Municipal.

O problema se agravou no início do mês, quando as ondas derrubaram o muro de contenção existente no São Miguel, atingindo algumas residências. A Prefeitura de Ilhéus enviou máquinas escavadeiras como paliativo para os danos causados pela erosão costeira.

O prefeito Mário Alexandre explicou que o Município discute alternativas junto ao Governo Federal, a fim de encontrar uma solução definitiva. Ele lembrou que existe um projeto, "responsável por determinar toda a morfologia necessária para conter e evitar novas erosões em outros pontos do litoral".

14:12  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro