Itabuna acolhe índios da Venezuela

A Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza de Itabuna acolheu, provisoriamente, no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) um grupo de migrantes indígenas venezuelanos, que desembarcou nesta quarta pela manhã na rodoviária.

Depois de assistidos por técnicos de abordagem social, os estrangeiros foram levados para o Centro POP, Segundo o secretário Josué Brandão Junior, eles foram triados e encaminhados para higienização corporal, receberam refeições quentes e passaram por testagens para Covid-19 da Vigilância em Saúde.

Das 47 pessoas que integram o grupo de imigrantes venezuelanos, 29 são crianças e 18 adultos, que disseram aos técnicos da abordagem social terem vindo de Santo Antonio de Jesus. As entrevistas continuaram à tarde, para que a SEMPS defina como prosseguirá o atendimento.

A chegada dos indígenas será comunicada pela Prefeitura ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), em Brasília. Na triagem, foi detectado que muitos dos estrangeiros estão com a documentação de migração expirada. Por isso, foi acionada a Defensoria Pública da Bahia.

Ela deve atuar junto à Defensoria Pública da União (DPU) para providenciar a regularização das pessoas. Quanto às crianças sem certidão de nascimento, também foi pedida a atualização documental pela DPE-BA.

21:39  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro