Itabuna tenta normalizar a vacinação

A defasagem da vacinação no sul da Bahia está sendo enfrentada pelas prefeituras de Itabuna e Ilhéus com um reforço concentrado. A Prefeitura de Itabuna, por exemplo, vai executar ações mais ostensivas nos bairros, com busca ativa de crianças com o registro vacinal incompleto.

A Secretaria de Saúde desenvolve as ações até sábado, dia 7, considerado o Dia “D” da Campanha Nacional de Multivacinação. Na UBS José Maria de Magalhães Neto, antigo SESP, haverá vacinação das 8 às 13 horas para toda a população. Já no domingo, a vacinação será em um estande na Arena Zé Cachoeira.

Situada ao lado da Prefeitura, o espaço do Banco Raso vai sediar o Circuito Kids, uma programação dedicada à comemoração do Dia da Criança com coordenação da FICC, a partir das 13 horas. A coordenadora da Rede de Frio, Camila Brito, explica que as ações servirão para encontrar as crianças e adolescentes sem vacinas.

Ela explica que são aqueles que deixaram de tomar alguma das vacinas obrigatórias, como tétano e sarampo. “É justamente este público de menores de 15 anos que a gente vai vacinar”, enfatiza. Ele diz que a Campanha Nacional de Multivacinação, que vai até o dia 21, quer resolver esse problema.

As estratégias serão intensificadas também a partir da segunda-feira, 9, quando a vacinação estará disponível nos postos de saúde. “É fundamental que os pais levem seus filhos menores de 15 anos à unidade de saúde mais próxima de casa, portando o documento de identificação e o Cartão de Vacina,” orienta Camila.

Em Ilhéus, a Secretaria de Saúde promove um mutirão de vacinação também no sábado, oferecido em 15 unidades de saúde do município, das 8h às 16h. Mas as vacinas ficam disponíveis nas salas de imunização de toda a rede básica em qualquer dia da semana. A vacinação é um dos critérios para participação no Bolsa Família.

14:27  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro