Novo golpe de WhatsApp é perigoso

Os golpes usando o WhatsApp já são bem conhecidos e vem sendo praticado por bandidos há muito tempo, desde o do falso sequestro até o da extorsão de quem aceita namorar pelo aplicativo. Muitos já foram extorquidos por marginais se passando por delegado, por pai de menor que conversava com a vítima, etc.

Todos exigiam que a vítima fosse enganada com a conversa dos bandidos, porém surgiu um novo golpe, muito mais perigoso porque não requer interação. Basta atender o pedido de videochamada feito pela quadrilha, geralmente por números com prefixo +27 67 (Africa do Sul), como revelou o Jornal das Sete, da Morena FM.

Ao aceitar a ligação, imediatamente aparece uma foto de criança nua, às vezes em cena de sexo. O bandido captura o print da tela, que tem sua imagem junto com a da criança e, a partir daí, passa a te extorquir para não dar queixa de pedofilia contra voce. Não pague. Desligue e vá a uma delegacia.

Faça um boletim de ocorrência, mostre que a chamada foi feita a partir do bandido e não do seu celular, e descreva o golpe. Não há risco de voce responder por nenhum crime. É semelhante ao esquema onde um marginal se passa por uma garota e depois te ameaça dizendo que ela é menor e voce será denunciado.

Nunca pague a esses bandidos. Eles não vão te denunciar, simplesmente porque seriam presos. Também ignore ligações de "delegado" ou "investigador". A polícia não liga para ninguém, muito menos para tratar de uma investigação. Desconfie também de textos mal escritos. Os marginais são semi-analfabetos.

19:38  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro