Professora dá dica de redação Enem

O Enem, usado por instituições de ensino para selecionar estudantes, tem mais de 3,9 milhões de inscritos para a edição de 2023, que terá provas nos dias 5 e 12 de novembro. Nele, a prova de redação é a única na qual os participantes podem tirar a nota máxima, de 1.000 pontos, equivalente ao 10 tradicional.

Por isso, ela tem um papel significativo na média final. O tema da redação pode ser social, científico, cultural ou político e não vale a pena procurar fórmulas mágicas para adivinhar. O ideal é que os candidatos foquem nos eixos temáticos, ou seja, assuntos mais amplos que podem ter recortes específicos.

A professora de Produção Textual do Colégio Anglo-Brasileiro Gabriela De-Gino dá algumas dicas de como se preparar para a prova e os cuidados que devem ser tomados na redação. “A produção do texto dissertativo-argumentativo contribui para o desenvolvimento crítico e reflexivo dos estudantes".

"Ao defender a sua opinião, ele precisa mobilizar argumentos sólidos e estruturados, com coerência e coesão, exercício exigido em outros vestibulares e também, em muitos casos, no mercado de trabalho”, explica a professora Gabriela, recomendando exercícios frequentes de redação.

A docente destaca que o segredo para escrever uma boa redação é estudo e prática. “Engana-se quem pensa que redação não é matéria que se estuda, é indispensável pesquisar sobre os temas, ler textos com nota máxima (analisando, por exemplo, estratégias argumentativas e repertórios)".

"Sobretudo deve-se escrever redações com frequência, com foco também no processo de reescrita”, defende Gabriela. “Além disso, é importante manter-se informado sobre as questões que afetam o mundo e o Brasil hoje e buscar desenvolver o pensamento crítico, aliado aos conhecimentos de gramática".

Ela dá outras dicas, como "parece clichê, mas é a dica mais valiosa de todas: pratique e reescreva! À medida que você for conhecendo o seu processo de escrita e corrigindo os seus erros, fazer um texto no dia da prova será mais fácil."

"Conheça os critérios de correção da prova de redação, mais especificamente, as 5 competências. No dia da prova, leia o tema com calma e atenção e, em seguida, faça um projeto de texto com todas as suas ideias antes de começar a escrever".

"Selecione repertório sociocultural que realmente domine e que tenha relação com o tema, para que consiga, com mais facilidade, usá-lo produtivamente em sua argumentação. Releia o rascunho pensando especificamente sobre os elementos de coesão. Garanta que estejam diversificados e sendo corretamente usados".

17:50  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro