Química está no pior cenário em 20 anos

Em 2023, a indústria química brasileira chegou ao nível mais baixo de produção dos últimos 20 anos, segundo a Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim). O presidente André Passos Cordeiro diz que o país precisa de uma combinação de política industrial e de comércio exterior para a retomada da produção de químicos.

Durante o seminário “Neoindustrialização: Inovação e Descarbonização", na Câmara dos Deputados, Cordeiro criticou a falta de incentivos para a utilização de matérias-primas verdes, como o gás natural. “Nós estamos colocando em risco R$ 33 bilhões de massa salarial, 190 bilhões de dólares de faturamento de PIB".

"Tudo porque a gente não avança com a velocidade necessária na viabilização do fornecimento do gás a preço competitivo no Brasil e na criação de instrumentos econômicos de estímulo ao uso de matérias-primas verdes, como etanol, os óleos vegetais e biomassa”, ressalta. 

Para ele, o gás natural, que pode ser usado na produção de substâncias químicas importantes, como anestésicos, é uma possibilidade viável e sustentável para o país retomar o crescimento industrial, mas enfrenta dificuldades diante do cenário geopolítico que permite a China, Rússia e Índia vender o produto 48% mais barato. 

“É vital que a gente tenha uma política industrial que permita à indústria química acessar o gás natural e as suas frações, etano, propano e butano, se a gente quiser conservar a indústria química no Brasil”, afirma Cordeiro. Segundo a Abiquim, a indústria química brasileira é a sexta maior do mundo e mantém 2 milhões de empregos.

O gás natural faz parte de uma lista extensa de mecanismos sustentáveis, como o mercado de carbono e hidrogênio verde, que devem influenciar no desenvolvimento não só do setor químico, mas da indústria geral. O setor defende a criação de uma política industrial baseada na agenda ambiental e na inovação.

Professor de economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Paulo Gala pontua que o Brasil enfrenta dificuldades para tornar sua indústria competitiva, tanto interna quanto externamente. No âmbito nacional, ele traz como exemplo a complexidade tributária e a falta de infraestrutura. Com Brasil 61

0:42  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro