Secretária confirma as aulas suspensas

O Jornal das Sete, da rádio Morena FM, ouviu a secretária de Educação de Ilhéus, professora Eliane Oliveira, sobre a suspensção das aulas na escola de Banco do Pedro e confirmou as informações. O problema afeta cerca de 200 alunos. "Mas os que frequentam os anexos, em locais diferentes, não tiveram as aulas interrompidas".

"A Secretaria de Educação busca uma saída para o problema em diálogo com a Polícia Militar," informa a secretária. A expectativa é de as aulas sejam retomadas na próxima segunda-feira. "Hoje, as atividades recreativas em alusão ao Dia das Crianças são desenvolvidas fora da Escola e reúnem os alunos da comunidade," afirma.

A situação é um reflexo do combate "seletivo" ao crime na Bahia, o estado mais perigoso do país e recordista em homicídios. A Polícia Federal e a Força Nacional estão combatendo as facções ciminosas, já que o Estado não consegue, mas toda a ação está concentrada na Região Metropolitana de Salvador.

No interior, a população está abandonada à própria sorte. Como o distrito de Banco do Pedro, em Ilhéus. Os estudantes da Escola Municipal já estão sem aula há uma semana, porque professores e alunos estão aterrorizados pela constante ação de bandidos. Sem opção, a direção da escola preferiu suspender as aulas.

A comunidade de Banco do Pedro, que até o ano passado era tranquila e segura, hoje vive assustada com a criminalidade. E não é para menos. Em qualquer hora do dia se ouve disparos e ataques entre facções criminosas, a maioria de traficantes de drogas. Na sexta passda, os moradores conviveram com um intenso tiroteio em pleno dia.

"Não tenho coragem nem de ir comprar pão ou no mercado. Tranquei meus filhos em casa. Sei que não é justo com eles, mas a segurança vem primeiro", diz uma moradora. Um vizinho diz que só sai para trabalhar porque precisa, "mas nunca sei se volto pra casa". Todos criticam a PM que, quando aparece, vai embora em poucos minutos.

18:25  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro