Uesc sedia Camp Abilities para cegos

Um acampamento com atividades para pessoas com deficiência visual é a proposta do Camp Abilities, que terá sua terceira edição no Brasil de 20 a 22 de outubro, na Uesc, em Ilhéus. A ideia épromover a inclusão, usando vivências esportivas e artístico-culturais a pessoas cegas, com baixa visão ou surdo-cegueira.

A programação começa na sexta-feira, no Complexo Desportivo do Campus Professor Soane Nazaré de Andrade, a partir das 8 horas, com café da manhã, credenciamento e reunião com os acampantes, seguida de apresentação do Coral da Uesc e trilha no Jardim Sensorial.

Em seguida eles fazem o mapeamento da Coleção de Mamíferos, visitam a Fábrica de Chocolates da Economia da Solidária (ChocoSol) e o Observatório Astronômico. No sábado, terão jiu-jítsu, capoeira, ginástica artística, goalball, dança e gincana no Parque Desportivo. No domingo, acontecerá o encerramento.

O III Camp Abilities Brasil/Uesc será realizado com uma turma de aproximadamente 25 adolescentes e adultos com deficiência visual. Trinta e três estudantes do curso de Educação Física atuarão como monitores, o que, além de contribuir com a formação acadêmica, promoverá sensibilização.

O acampamento faz parte da disciplina Oficina Pedagógica VI de Educação Inclusiva. A parte esportiva foi idealizada pela Profa Dra. Lauren Lieberman e acontece em locais como Long Island, New York, Alasca, Arizona, Pensilvânia, Flórida, Porto Rico, Maryland, Califórnia, Texas e Irlanda.

Atualmente, existem 29 Camp Abilities no mundo, com esforços para criação de mais acampamentos. No Brasil, a Uesc foi a primeira Universidade a oferecer esse tipo de acampamento, em 2015.

17:53  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro