Ação busca doadores de medula óssea

A Fundação Hemoba, em parceria com o Banco de Sangue da Santa Casa de Itabuna, ONG Enaultinho Rocha e Faculdade Unex, promove de 17 a 19 de novembro uma ação para sensibilizar as pessoas sobre a importância da doação de medula óssea e incentivar o cadastro de doadores.

A mobilização será na sede da Unex, na Praça José Bastos, centro, das 8h às 17h. O presidente da ONG, Enault Rocha, faz um apelo para que as pessoas compareçam e façam seu cadastramento. “A doação é um ato de humanidade, amor e compaixão. É uma decisão que pode salvar vidas".

"Precisamos mobilizar um número cada vez maior de pessoas para essa causa, que é de toda a população”, afirma Enault, que fundou a ONG em 2014 e perdeu um filho para a leucemia.

Para a médica Regiana Quinto, diretora técnica do Banco de Sangue, é muito importante que as pessoas compareçam para cadastramento. Pode ser doador é preciso ter idade entre 18 e 35 anos, nenhuma doença infecciosa ou incapacitante, nem ser portador de câncer, doenças do sangue ou imunológicas.

Será coletada uma amostra de 5 ml de sangue para testes de compatibilidade, que será armazenada no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). Caso seja compatível, o doador é consultado para que sejam realizados testes complementares para efetivação da doação.

A medula óssea é um tecido líquido-gelatinoso que ocupa as cavidades dos ossos, onde são produzidos leucócitos (glóbulos brancos), hemácias (glóbulos vermelhos) e plaquetas. O cadastro pode selecionar doadores para transplante no tratamento de doenças como câncer, leucemia e linfoma.

20:48  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro