Acordo abortou a greve dos garis

O Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza e a Biosanear, responsável pela coleta de lixo em Itabuna, chegaram a um consenso sobre a campanha salarial. O acordo foi selado nesta segunda, em Salvador, em reunião mediada pelo prefeito Augusto Castro. O presidente Zé Carlos representou o Sindlimp.

Já o empresário Leandro Chaves falou pela Biosanear. Os trabalhadores reivindicavam 12% de reajuste salarial, enquanto a empresa oferecia 8%. As duas partes cederam e fecharam em 10%. Também acertaram reajuste de 12% no vale-alimentação. O desfecho positivo encerrou a operação tartaruga na coleta de lixo.

Para conceder o reajuste, a Biosanear obteve da Prefeitura a garantia de pagamento dos atrasados. A efetivação do aumento ainda está condicionada à regularização contratual. A dívida estaria perto de R$ 8 milhões e seria correspondente aos meses de julho a outubro deste ano.

A Prefeitura nega que a pendência tenha chegado a esse valor mas, até o momento, não apresentou outro número. As duas notas públicas sobre o assunto não citam o tamanho da dívida. No entanto, ela argumenta que o impasse se devia ao atraso nos pagamentos e que isso foi causado pela queda da receita do FPM.

21:28  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro