Amazônia queima e artistas se calam

Há cerca de dois meses a Amazônia está em chamas, com recorde de queimadas em setembro e outubro. A fumaça é tanta que se espalhou e mergulhou Manaus/AM numa nuvem constante de fuligem. As pessoas sentem dificuldade em respirar, com consequências piores nas crianças, idosos e doentes. Os rios secaram e já falta comida.

Porém, a última declaração do governo Lula sobre o assunto foi no início de setembro, culpando primeiro Bolsonaro depois o El Niño pelos incêndios, mesmo o grupo do PT já estando no comando do país há 9 meses. O mandatário Lula e sua ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, estão calados. O recorde anterior é de 2008, também dos dois.

O assunto está proibido e ausente dos noticiários da grande mídia, mas nesta semana o DJ Alok contou para seus 28 milhões de seguidores, criticando o “silêncio ensurdecedor”, as “críticas seletivas” e a “hipocrisia” em torno da fumaça da Amazônia, decorrente de incêndios que se multiplicam na floresta, ignorados pela “grande mídia” e os artistas.

Sim, desta vez, com Lula, não há protestos de Leonardo Di Caprio, Anitta, Greta, Mark Ruffalo, Pablo Vittar, Iris Valverde, Caetano Veloso, Gil, Daniela Mercury, Taís Araújo, Maitê Proença, Antonio Pitanga, Criolo, Patrícia Pillar, Maria Padilha, Mateus Solano, Patrycia Travassos, Caio Blat ou Gregório Duvivier. Todos estão no mais absoluto silêncio.

A omissão, que mostra que a procupação nunca foi com a Amazônia e sim com a politica, foi criticada por Alok, que chamou atenção sobre a grave situação da fumaça. Ele ficou impressionado ao chegar em Manaus, compartilhou imagens da cidade coberta pela fumaça (foto) e descreveu a situação como um “silêncio ensurdecedor”.

Alok, que se apresentou na cidade na sexta-feira (3), também fez questão de demonstrar seu apoio à Amazônia ao exibir um letreiro com o pedido “SOS Amazônia” durante seu show. A postagem recebeu uma série de reações dos internautas, com muitos expressando sua preocupação com a calamidade em curso na região.

Uma seguidora manauara destacou a seca dos rios e as queimadas criminosas como principais causas do problema, criticando a inação dos governantes diante da situação. Além disso, alguns seguidores comentaram sobre a falta de posicionamento de outros artistas diante da situação, destacando a crítica seletiva e a hipocrisia.

19:00  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro