Beleza Negra 23 já tem data marcada

O emblemático Movimento Beleza Negra Itabuna, que celebra e exalta a riqueza cultural afro-brasileira, está se preparando para a edição 2023, que acontecerá em 25 de novembro, às 19h, na AABB. O evento é uma maneira de difundir a cultura negra e descobrir talentos em Itabuna e xomeçou em 1987.

Seu criador, o escritor e poeta Walmir do Carmo, esteve no programa Conexão Morena, da Morena FM, e contou como tudo começou. "Eu tinha um bar cultural, o Lugar Comum, que inclusive recebeu o Troféu Jupará" (premiação decidida diretamente pelo público promovida pela emissora nos anos 90 - trofeujupara.com.br)

"Me incomodava ver, no 13 de maio, a celebração de Princesa Isabel. Nada contra, mas aquilo me incomodava". Walmir resolveu mudar a abordagem. Fundou o projeto Noite Afro, num lugar "apertadinho" onde iam pessoas ligadas à cultura para ouvir palestras. Ele contou ao host Oziel Aragão que em seguida criou o concurso Beleza Negra.

"Mas encotrei nem negros nem negras na cidade para participar, porque as pessoas tinham, até hoje, dificuldade em se aceitar, de se assumir negro". Ele citou Cláudia, a primeira eleita, que abriu as portas para que outras se interessassem em participar do evento, que era feito na porta da casa de Walmir, no Jardim Primavera.

O Beleza Negra 2023 conta com 9 inscritas até o momento, mas quem quiser ainda pode entrar na disputa neste sábado, quando Walmir fará o ensaio final, às 14h, no Lar Fabiano, no Jardim Primavera. Ele destaca que todas as candidatas são da periferia, nenhuma de bairros centrais. "Há muito preconceito ainda, dentro da própria família".

20:59  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro