Estado complica piso da enfermagem

A Secretaria de Saúde de Itabuna infomou que fez o repasse das verbas de instituições filantrópicas para os hospitais Calixto Midlej Filho e Manoel Novaes, referente a maio até setembro, conforme os valores recebidos do Fundo Municipal de Saúde.

Os valores se referem aos estabelecimentos de saúde com natureza jurídica de Administração Pública sob gestão dupla. Depois de fazer o pagamento, a Prefeitura recebeu da Secretaria de Saúde da Bahia um ofício pedindo que mantenha em conta os recursos porque o repasse deveria ser feito pelo Estado.

Porém o município já tinha repassado R$ 2.095.977 para o Hospital Calixto Midlej Filho e R$ 1.266.034 para o Hospital Manoel Novaes. A Prefeitura observa que a portaria não inclui o complemento do município de Itabuna para outubro.O Fundo Nacional de Saúde fez um acerto de contas deste recurso com o Estado.

Diante disso, diz a Prefeitura, o município não está com a verba destinada a cumprir o Complemento do Piso Nacional da Enfermagem referente a outubro. A Sesab se apropriou dos recuros e está sendoc riticada por entidades de toda a Bahia e pelo sindicado da categoria.

"Com relação às demais unidades sob gestão dupla como o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães e Maternidade Otaciana Pinto, o município também aguarda repasse de outubro proveniente do Ministério da Saúde", explica. A Prefeitura tenta resolver a questão junto ao Estado e o Ministério da Saúde.

21:35  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro